Neste ultimo fim de semana, Lisboa esteve no centro das atenções de todo o mundo.
Pela primeira vez foi organizada uma cimeira da NATO em Portugal, e que grande cimeira!
Estiveram presentes líderes de mais de 40 países, entre eles o presidente dos Estados Unidos da América e o presidente da Rússia, dois dos intervenientes políticos mais poderosos do mundo!
Muita gente de diferentes cores políticas afirmou que era apenas uma forma de gastar dinheiro, que Portugal não tem necessidade de fazer uma cimeira, muitos dizendo até que Portugal nem à NATO devia pertencer!
Pois eu não podia estar mais em desacordo com todas estas opiniões! Portugal é um membro fundador da NATO, e se este tipo de cimeiras não fossem organizadas em Portugal, devido à nossa dimensão e posição geográfica seriamos um país completamente periférico!
São este tipo de iniciativas que nos permitem afirmar no contexto internacional, e demonstrar a nossa capacidade organizativa.
Antes de mais tenho que referir que me sinto orgulhoso da forma como a cimeira foi preparada e executada, ao contrário de todas as outras cimeiras não vimos um único conflito, não vimos vândalos a destruir lojas, a partir carros, a incendiar pneus, tudo foi pacifico, algo nunca visto numa cimeira da NATO. Foi tão bem organizado que Obama disse que a próxima cimeira (que vai ser organizada nos EUA em 2012) vai ter dificuldade em manter o nível organizativo uma vez que é muito difícil rivalizar com uma cimeira tão bem organizada como esta!
Além de tudo isto esta cimeira foi revolucionária, foi marcada uma data de retirada do Afeganistão, assinado um acordo com a Rússia para a implementação de um sistema de defesa balístico comum , entre muitos outros aspectos, a cimeira de Lisboa irá ficar sem dúvida marcada na história da nato, tal como ficou a de 1950 em Washington, ainda hoje chamamos à NATO a NATO de Washington, e certamente será a NATO de Lisboa de agora em diante!
Portugal apesar de ser uma potencia de pequena dimensão no "jogo internacional" tem as atitudes e posição de uma média potencia, o que resultou como por exemplo na entrada no conselho de segurança à frente de países como o Canada, o que só demonstra a importância que este tipo de eventos têm para a nossa reputação internacional. Esta posição de Portugal deveria ser um motivo de orgulho para qualquer um de nós, pois demonstra que somos um pequeno, grande país!
![]() |
NATO, um por todos, todos por um! |
Sem comentários:
Enviar um comentário