terça-feira, 2 de novembro de 2010

4. O que é a Justiça? A justiça de se fazer justiça

É complicado definir o que é a justiça, não é algo concreto, não podemos tocar, nem sequer ver a justiça, é algo abstracto e por isso mesmo de difícil descrição.
A justiça é algo que equilibra as acções dos seres humanos, é uma espécie de balança de valores morais, que pesa as acções que cada um pratica.

Este mesmo conceito de "justiça" pode variar geograficamente, culturalmente, e até mesmo pessoalmente, tão diverso é o seu significado!

O sentimento de justiça ou de falta dela é provavelmente um dos mais "mexe" connosco, seres humanos, principalmente com as nossas emoções. Ao longo de toda a história da humanidade observamos revoltas, guerras e revoluções devido a este estranho sentimento, é algo que nos transforma e motiva de uma forma única, pois é algo natural do ser humano, é uma característica inata, não foi preciso ninguém inventar o sentimento de justiça e por isso mesmo é ainda mais "volátil" na relação com as nossas emoções.

Para mim o facto da justiça se cumprir é como que repor a igualdade entre todos nós, ninguém tem o direito de estar acima da lei e com isso prejudicar os outros.

A justiça existe para proteger os mais fracos, sempre assim foi independentemente de haver ou não tribunais, o facto de se fazer justiça é algo natural entre os humanos.

Com isto posso concluir que a justiça é um dos sentimentos que mais nos influencia e altera, sendo um dos direitos fundamentais de qualquer ser humano, ser justo e serem justos para consigo.


A Justiça, cega aos preconceitos e verdadeira aos valores! 

Sem comentários:

Enviar um comentário